Foto: Divulgação
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Teatro Caixa Preta, que fica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto ao Centro de Artes e Letras, no prédio 40 C, recebe o espetáculo Teresinhas, que mescla dança contemporânea, teatro e música ao vivo. Quase 20 anos após a sua estreia, o espetáculo já foi apresentado em várias cidades brasileiras. De acordo com a sinopse, “seis intérpretes, entre 30 e 60 anos, dividem o palco para contar a trajetória de uma mulher comum – e por isso mesmo extraordinária.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em ‘Teresinhas’, a experiência de vida de Terezinha Jardim Machado, mãe do diretor e coreógrafo Paulo Guimarães, se transforma em matéria poética e política. Da juventude à maturidade, a obra percorre caminhos de afeto, ruptura e reinvenção”. A primeira apresentação, no sábado (23), às 19h, será especial, pois contará com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). No domingo (24), haverá uma sessão regular, com início às 16h. Ambas têm entrada franca.
Outras atividades
O curso de Licenciatura em Teatro da UFSM informa que no sábado (23), logo após a sessão, haverá uma roda de conversa com os artistas que atuam no espetáculo, a qual será mediada pelo professor Odailso Berté, do curso de Licenciatura em Dança da UFSM. Também será oferecido um workshop gratuito no domingo (24), às 10h, no Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede, ao lado do teatro. Trata-se de uma “atividade prática que aprofunda os processos criativos do espetáculo”.
O espetáculo conta com financiamento do sistema Pró-Cultura RS. A reserva dos ingressos e a inscrição no workshop podem ser realizadas aqui.